segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Dilma Roussef anuncia mais sete ministros de sua equipe de governo

Com o convite ao deputado Mário Negromonte para o Ministério das Cidades, mais um rosto conhecido chega ao Congresso. O ex-lutador de boxe Acelino Popó Freitas é suplente e vai herdar a vaga de Negromonte.



Novos ministros

Tereza Campello (PT) – Desenvolvimento Social
Luiza Helena de Bairros – Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial
Ana de Hollanda (sem partido) - Ministério da Cultura
Alexandre Padilha (PT) - Ministério da Saúde
Mário Negromonte (PP) - Ministério das Cidades
Luís Inácio Lucena Adams (sem partido) - Advocacia Geral da União
Orlando silva Jr. (PC do B) - Ministério do Esporte

A economista Tereza Campello ficará com a pasta do Desenvolvimento Social; a socióloga Luiza Helena de Bairros foi chamada para a secretaria especial de Promoção da Igualdade Racial; a atriz, cantora e compositora Ana de Hollanda, para o Ministério da Cultura, ela é irmã de Chico Buarque.

O médico Alexandre Padilha será Ministro da Saúde; o deputado federal Mário Negromonte vai para o Ministério das Cidades; o advogado Luís Inácio Lucena Adams comandará a Advocacia Geral da União e o ministro Orlando Silva Jr. continua à frente no Ministério do Esporte.

Com o convite ao deputado Mário Negromonte para o Ministério das Cidades, mais um rosto conhecido chega ao Congresso. É o ex-lutador de boxe Acelino Popó Freitas, que é suplente e vai herdar a vaga de Negromonte.

Comércio exterior

O governo divulgou nesta segunda-feira os números do comércio exterior do país. A balança comercial está com saldo positivo no acumulado do ano, 16,6 bilhões de dólares. Mas o valor está diminuindo, uma queda de quase 30% em relação ao ano anterior. Isso porque o ritmo de crescimento das importações (+42%) está maior do que o das exportações (+31%).

Orçamento de 2011 deve ser votado ainda esta semana

Se depender da relatora, vai ficar assim. “Para aumentar dois reais precisaríamos de um bilhão de reais, então ele está mantido pelo menos até esse momento em 540", declara Serys Slhessarenko, relatora do orçamento 2011 PT-MT.

A previsão de investimentos é de 171 bilhões de reais. A maior parte dos recursos vai para as estatais, principalmente a Petrobrás. A relatora também reservou para o Bolsa Família um bilhão de reais a mais, caso haja o aumento de receita previsto pelos parlamentares, estimado em 22 bilhões de reais.

O governo não vê essa folga. A proposta encaminhada ao Congresso prevê cortes de três bilhões de reais, já que a estimativa de receitas foi reduzida. A relatora concordou. “Chegou a solicitação do corte por escrito de forma oficial, assinado pelo senhor ministro e nós acatamos e não questionamos por que foi reduzido".

Mas também tem cortes. A área de Ciência e Tecnologia foi a que mais perdeu: 600 milhões, seguida da Educação: 500 milhões. O corte total de três bilhões no orçamento proposto pelo governo foi mantido. O recente aumento salarial dos parlamentares também foi contemplado no orçamento do próximo ano e os gastos com pessoal deve chegar próximo dos 200 bilhões de reais, acima dos 166 bilhões deste ano.

Nesta terça-feira o relatório de Serys Slhessarenko deve ser votado na comissão mista. A votação no Plenário do Congresso está prevista para quarta-feira, que é o último dia de trabalho dos deputados e senadores antes das férias. Se o orçamento não for votado até lá, o governo vai ter que começar o ano gastando o mínimo previsto em lei.

“O governo fica sem o seu orçamento até fevereiro, quando possivelmente se colocaria uma nova comissão mista de orçamento", afirma Waldemir Moka, presidente da Comissão Mista PMDB-MS.

Neve na Europa atrapalha voos que saem do Brasil

A neve que atinge a Europa causou mudanças nos voos no Brasil.


Em nota divulgada no domingo (19), a TAM informou que, devido a "problemas meteorológicos" foram cancelados voos que partiriam de Guarulhos (SP) e do Rio de Janeiro em direção a Londres e também voos que deveriam decolar da capital inglesa e de Paris para o Brasil no próprio domingo e nesta segunda-feira (20). Os passageiros atingidos devem remarcar as viagens, sem cobrança de taxas, por meio da central de atendimento da companhia.
(Com informações G1)